quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Preocupação com balanços americanos abala mercados

O clima de mau humor reflete o balanço ruim da Apple, que teve o crescimento dos lucros mais lento desde 2003 e o menor aumento nas vendas em 14 trimestres.
Após o Congresso dos Estados Unidos aprovar medidas para a suspensão do teto da dívida até 19 de maio, o que alavancou ganhos nas bolsas mundiais ontem, o dia pode seguir o cenário positivo e gerar ganhos novamente nos mercados.
Mas, nesta manhã, o tom negativo fica por conta de balanços americanos ruins. Neste sentido, o Ibovespa futuro sinaliza abertura em baixa de 0,14%.
Além disso, um tom pessimista na ata do Copom, divulgada nesta quinta-feira (24/1), pelo Banco Central, tende gerar preocupação e cautela. O comitê demonstrou preocupação com a alta de preços, e desenhou um cenário mais pessimista para a atividade econômica brasileira.
Por outro lado, indicadores surpreendentes na China e na Europa contribuem para o bom humor dos investidores.
A atividade industrial da China registrou melhora em seu desempenho em janeiro, passando de 51,5 pontos em dezembro para 51,9 pontos em janeiro. As condições de negócios aceleraram no ritmo mais rápido em dois anos, e o índice se manteve acima da marca de 50 pontos, que divide a expansão da contração.
Essa notícia pode contribuir para as ações das empresas ligadas ao setor de commodities, com Vale, Gerdau e Usiminas.
O setor privado da Alemanha registrou o melhor nível de atividade dos últimos 12 meses, seguindo a tendência de retomada averiguada nos últimos meses de 2012. O índice composto aumentou para 53,6 pontos em janeiro, contra 50,3 pontos no mês anterior, apontando expansão pelo segundo mês seguido.
No entanto, as bolsas seguem em direções opostas. Há pouco, o CAC 40, de Paris, sobe 0,19%, o DAX, da Alemanha, cai 0,07% e o FTSE 100, de Londres, avança 0,33%.
Nos Estados Unidos, os futuros em Wall Street mostram de mau humor, refletindo o balanço ruim da Apple e a notícia de que o Japão teve um déficit comercial recorde em 2012. O lucro da gigante de tecnologia teve o avanço mais lento desde 2003 e o menor aumento nas vendas em 14 trimestres.
Em meio a isso, o futuro do Dow Jones tem leve alta de 0,05%, o S&P perde 0,19% e o Nasdaq, que negocia as ações das empresas de tecnologia, desvaloriza 1,29%.
Entre os indicadores, os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos são aguardados com expectativa, além da atividade industrial na região e a prévia do desempenho da economia.

Fonte: Brasil Econômico